Ozone therapy in 65 patients with fibromyalgia: an effective therapy
Objetivo: a fibromialgia é uma doença crônica com sintomatologia muito complexa. Embora a dor intensa generalizada seja considerada o sintoma cardinal da doença, muitos outros sintomas associados, especialmente sono não restaurador, fadiga crônica, ansiedade e sintomas depressivos também desempenham um papel relevante no grau de deficiência característica da doença. A ozonioterapia, que é usada para tratar uma ampla gama de doenças e parece ser particularmente útil no tratamento de muitas doenças crônicas, parece atuar exercendo um estresse oxidativo moderado, transitório e controlado que promove uma regulação positiva do sistema antioxidante e uma modulação do sistema imunológico. De acordo com esses mecanismos de ação, foi hipotetizado que a ozonioterapia poderia ser útil no manejo da fibromialgia, onde as terapias empregadas muitas vezes são ineficazes.
Pacientes e métodos: Sessenta e cinco pacientes com fibromialgia, de acordo com a definição do American College of Rheumatology (Arthritis Rheum 1990; 33: 160-172), foram tratados na Clínica MEDE (Sacile, Pordenone, Itália) de fevereiro de 2016 a Outubro de 2018. As mulheres tinham 55 anos e os homens 10; a idade variou de 30 a 72 anos e o tempo de diagnóstico de fibromialgia de 0,5 a 33 anos. O tratamento foi feito por auto-hemotransfusão em 55 pacientes e por insuflação retal de ozônio em 10 pacientes, de acordo com os protocolos da SIOOT (Scientific Society of Oxygen Ozone Therapy), duas vezes por semana durante um mês e depois duas vezes por mês como terapia de manutenção.
Resultados: Encontramos melhora significativa (> 50% dos sintomas) em 45 pacientes (70%). Nenhum paciente relatou efeitos colaterais importantes. Em conclusão, pelo nosso conhecimento, este é o maior estudo de pacientes com fibromialgia tratados com ozonioterapia relatado na literatura e demonstra que a ozonioterapia é um tratamento eficaz para pacientes com fibromialgia sem efeitos colaterais significativos.
Conclusões: No momento, a ozonioterapia parece um tratamento que, também por não apresentar nenhum efeito colateral, pode ser proposto a pacientes com fibromialgia que não estão obtendo resultados adequados com os demais tratamentos disponíveis e pode ser considerada como medicina complementar / integrativa.